terça-feira, 9 de junho de 2015

Tabaco Rattrays Old Gowrie - resenha final!



Com uma missão nobre confiada pelo confrade Sérgio Chermont, pego meu Savinelli Leonardo da Vinci, em um final de domingo e satisfaço meu fornilho enchendo-o de Old Gowrie!  Com o Zippo na mão começo essa interessante jornada!


Todavia,  não falarei sobre os pontos já mencionados em post anteriores! 



O começo do 1/3 sentimos uma doçura leve,  quase "light" do virgínia,  misturada a uma leve picancia do perique,  resultado,  um doce levemente apimentado que encanta! Isso prevalece até mais ou menos as 6 primeiras baforadas! Com uma boa fumaça,  Old Gowrie enche a boca evidenciando seu bom virginia e seu toque moderado de perique. O sabor agrada, é retilíneo até agora.  Chegando para o final do 1/3 sentimos um sabor mais forte,  encorpado, talvez couro-terroso, Old Gowrie se abre em uma maior complexidade e o perique continua lá fornecendo seu toque estrelar! 

O começo do  2/3, estando um pouco mais quente o tabaco perde o sabor do virginia em compensação o perique resta mais fortes, mas sentimos um pequeno vazio, em alguns momentos fica sem sabor e o cachimbeiro sente somente a picancia do perique.  No meio do 2/3 até o fim a Virgínia vai soltando uma doçura leve e encantadora com um toque de perique na medida certa. Entretanto o final do 2/3 é mais áspero,  mais forte, deixando um sabor amargo na garganta que desagrada um pouco. 



Agora que  chegamos no 3/3 de Old Gowrie,  ele está mais encorpado,  mais terroso,  mais couro e com um retrogosto forte, que amarga a boca. Aqui o virginia se abriu pouco na doçura,  como trata-se de red virginia seu sabor mais áspero, picante em contato com o perique deixou o blend muito encorpado no sabor, amargando um pouco demais para mim. Com uma cachimbada bem fria o adocicado se sobressai bem mais, deixando o blend bem melhor!



Sintetizando,  é um blend encorpado no sabor,  que pode beirar ao amargo ou ao doce suave picante de um bom virginia, caso cachimbado de forma lenta e sendo contornado pelo cachimbeiro quando começa a amargar. Com uma leve complexidade, é quase retilíneo seu sabor de virginia mais perique, ou seja, suave docura com suave picancia,  alternando sabores amargos que remetem a couro,  terra, etc.

Compraria?  Talvez, pois ele tem um Q especial, isso é inegável!  

Um tabaco médio em nicotina, boa fumaça, cinzas finas!

Nota:8, 5

P.S. Confesso que tive boas cachimbadas e cachimbadas medianas,  no começo,  um pouco amarga demais. Percebi que o começo da lata, com os broken flakes mais inteiros e mais escuros com mais perique ele amargou muito. Mais ou menos do meio da lata adiante visualmente os flakes estavam mais claros e mais desfeitos, restando o tabaco bem melhor e mais doce, resultado,  gostei bem mais!!!!

P.S2.  Como trata-se de virginia, minha dica é comprimir o máximo que puder o tabaco no fornilho, ele tende a ficar bem mais doce! Claro,  comprimir o máximo desde que deixei um bom fluxo, etc. 


P.S3.  Quanto mais fria a cachimbada mais gostoso esse tabaco, mais sabor de virginia, mais doce e o perique resta mais equilibrado. 

P.S4. Confrade Sergio Chermont espero ter alcançado as expectativas mínimas da análise esperada! :)

P.S5. Um tabaco que resiste em contato com o ar!

P.S6. Harmonização: combinou bem com bebidas doces,  chás naturalmente mais adocicados, , chocolates e até um bom café preto! Recomendo!


4 comentários:

  1. Caro amigo Rovian - Realmente você leva suas resenhas de tabaco ao nível de fina literatura! Excelentes suas comparações e impecáveis seus adjetivos ao verbalizar as sensações da fumada! Parabéns, e continue a nos deliciar com seus comentários - Abraços Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora ganhei o dia confrade! Pois tinha essa nobre missão confiada a mim pelo amigo! Obrigado pelas palavras e fico muito feliz que tenha gostado! Para mim foi um privilégio! :)

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  2. saudações confrade!

    Fico pensando comigo mesmo; porque o confrade ainda não entrou com um canal no youtube?
    já pensou nisso? amigo, seria excelente! não só pela capacidade "analítica" do confrade, mais também preencheria uma lacuna ENORME! que até agora não foi ocupada por ninguém.

    como faz falta! um canal de review, dicas, e comentários sobre esse nosso maravilhoso habito. não ha um canal ativo no momento, tínhamos o canal do confrade Luiz leal; mais tá praticamente inativo a quase um ano!

    Qualquer review sobre tabaco e cachimbo é em inglês, ai já viu...; o confrade tem :meios, capacidade, e público.
    Pense nisso com carinho, seria fantástico!

    um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras e pela ideia confrade amigo Marcelo, sem dúvida alguma é um novo meio para ser preenchido, não sei se estou a altura para esse desafio, mas prometo estudar a ideia!

      Uma pena mesmo estarmos sem um representando brasileiro ativo nesse momento no youtube, o Luis Leal faz falta, mas tenho esperança que ele volte! :)

      Vou pensar sim! ;)

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente