quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Tabaco HH Old Dark Fired - resenha COMPLETA

 
 
Prezados confrades e amigos, depois de algumas semanas aberto(eu abri antes da data do post), resolvi realizar a resenha desse tabaco. Embarquem comigo nessa pequena jornada ao mundo dos sabores que HH pode proporcionar!
 
 
Numa tarde de domingo, aparentemente monótona, pego meu HH Old Dark Fired, ligo o som, separo meu Zippo velho de guerra (e único!heheheh), vou ao encontro do meu pequeno balção onde estão meus cachimbos e pego o cachimbo da vez do meu rodizio, um Molina Bulldog straight grain e o alimento com dois flakes de HH Old Dark Fired dobrado! Agora o leão, o bulldog estão prontos para enfrentar a jornada! Mas antes, preparei um café, que está passando docemente na cafeteira e fazendo aquele barulhinho gostoso gostoso e exalando seu aroma......um café simples, extraforte...mas que me satisfaz!
 
Sento na minha cadeira e pego os flakes, e não sei porque, mas gosto de senti-los em minhas mãos. Lembro-me que antes tinha dobrado e encaixado perfeitamente no fornilho do bulldog. Como gosto disso! Realmente a nobre arte preenche nossos sentidos! Realmente a nobre arte é a arte de se preparar o próprio prazer! É a verdadeira comunhão de todos os sentidos do Homem!  Já falei demais....vamos a resenha.
 
Com um acendimento normal, em se tratando de flake, adentro as seis primeiras baforadas. Percebemos desde o inicio o sabor do dark fired burley jogando com o virgínia. Nesse momento, o virgínia imprimi bem a sua doçura e o tabaco tem um sabor muito bom. Já percebemos que é um tabaco que preenche a boca, com presença, encorpado no sabor! Um tabaco mais para a noite, para uma viagem introspectiva, acompanhado de um bom destilado. Já percebemos isso no 1/3..imagine nos demais que estão por vir....
 
O 1/3 do fornilho é a continuação da jogada entre o virginia e o burley, ora mais doce, ora mais "achocolate amargo". Como toda mistura com boa concentração de burley, convém não esquentar o fornilho, cuidando sempre para o HH não cozinhar, pois se cozinhar vai desandar para uma sabor amargo como uma "terra ferrosa". O meio do 1/3 o virginia imprimi uma doçura encantadora, enquanto o burley imprimi seu sabor "chocolate" com fundo de terra! Complexo a coisa aqui!!!!heheheheh Mas confesso, cativante!
 
Percebo que mesmo cachimbando friamente e com a paciência de um padre, a piteira apresentou uma umidade excessiva. Temos de cuidar para esse "liquido" não prejudicar o sabor da cachimbada. Um tabaco que apresenta uma certa umidade, mesmo que ao tocar o flake ele pareça estar no "ponto"!
 
O 2/3 o burley é a estrela e deixa o virginia em segundo plano! Nesse momento temos o burley no centro e o virginia ao fundo, imprimindo um pequena doçura. O sabor é o típico dos dark fired burleys, excelente!!! Ainda mais com o gosto docinho do virginia ao fundo! Ponto alto desse tabaco até aqui foi o 2/3! O final do 2/3 o virginia da suspiros que deixam o dark fired burley muito encantador!
 
O 3/3 não é tarefa fácil! Há de se ter paciência, mais ainda do que com uma mulher virgem!!!hehehehehe A comparação é válida! Explico. Se você acelerar demais, pode perder a jogada e ficar no amargor do que poderia vir a ser......Com paciência, calma, paciência, calma, paciência, calma, certamente encontrará um sabor cativante, de terra mesclada com uma doçura......ao avançar temos a presença de terra molhada, madeira, acre, mas tudo com uma pequena doçura do virginia ao fundo. Prazer e dor, se você souber rimar isso, vai gostar desse 3/3!
 
Boa fumaça, cinzas finas!
Nível médio em nicotina.
Sabor encorpado.
 
Recomendo.
Nota:8,0
 
P.S. Aberto o aroma desse tabaco enfraquece, restando um virgínia enfraquecido na doçura. O burley se abre no chocolate e o aroma final vai se esvaindo aos poucos. Assim como seu sabor. Um flake que seca rápido e perde qualidade rapidamente. Dica: consumir rapidamente depois de aberto!
 
P.S2. Tabaco que perde em contato com o ar! É abrir e consumir! O tempo/ar prejudica muito esse tabaco!
 
P.S3. Tabaco com complexidade. Os sabores são complexos e misturados, mudando deveras com a temperatura do fornilho, com a umidade do flake. Enfim, ele fornece uma gama diversificada de sabores. Muito interessante!
 
P.S4. HH se abre no 1/3, se dá no 2/3 e murcha no fim, ou seja, no 3/3.
 
P.S5. tabaco com "boa queima", mas irregular. Necessário fazer circular bem a chama no fornilho, para não criamos um buraco negro no fornilho!!heheheheh
 
P.S6. tabaco para cachimbeiros com experiência média, não recomendado para iniciantes.
 
PS7. Ponto baixo desse tabaco é a sua umidade.
 
P.S8. Sempre que me referi ao burley e seu sabor, me referi ao sabor do burley dark fired.
 
P.S9. Não mencionei muito sabores ao descrever esse tabaco. Mas apartir do meio do 2/3 ele apresenta sabores diversos e significativos, todos porém mais encorpados, puxando para sabores amargos, terra, animal......para quem gosta, uma excelente pedida!
 
P.S10. Quando cachimbei ele pela primeira vez, logo depois de aberto era muito similar ao Irish Flake da Peterson. Porém, depois de um dia aberto ele mudou completamente, se distanciando a cada dia do sabor de Irish Flake.

6 comentários:

  1. Realmente, confrade...
    Um tabaco que seca rápido e fica bem diferente, em pouco tempo depois de aberto, mas ainda assim é muito bom.
    Esses dias comecei a fuma-lo com uma cervejinha e ele me pegou de jeito (chapei de repente). O teor de nicotina pode ser traiçoeiro à vezes. E o sabor, realmente é p/ quem gosta de tabaco mesmo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente confrade, esse tabaco tem um nível médio de nicotina, mas em determinadas ocasiões, ele pode surpreender!!!

      Daí fica o velho ditado cachimbeiro:

      "se bobear, o cachimbo caí!" hehehehehe

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir

  2. Ele me chapa com um flake apenas; e confesso que fiquei meio traumatizado! e tu me põe 2 flakes no fornilho, caraco! etá gaúcho macho tchê, barbaridade! kkkkk.

    O confrade disse tudo oque se a pra dizer sobre esse tabaco!


    um abraço, e ótimas cachimbadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande confrade Marcelo, mas detalhe, a barriga estava cheia e cachimbei lentamente!!!

      Mas o HH é tinhoso mesmo, ele tem bons picos de nicotina, principalmente do meio do 2/3 em diante!!! :)

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  3. Marcelo, uma pequena questão, não estás a fumar o flake muito rápido? Pode ser isso que o está deixando chapado, lembro da primeira vez que fumei um Irlandez (nacional) foi uma marreta na cabeça,hoje não sinto nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma boa observação confrade! Em relação a não sentir nada com o Irlandez, quesito nicotina, o organismo vai ganhando "resistência" com a academia de Vitamina N!!!heheheheh

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!!

      Excluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente