quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Tabaco Blue Mountain da McClelland - abrindo a lata!

 
Prezados confrades, como relatei ontem, eu levei esse tabaco para abrir junto dos confrades amigos da CGC e assim o fiz! Abri esse tabaco e os confrades apreciaram! Abaixo minhas primeiras impressões sobre ele.
 
Como uma perfeita mistura balcânica, o aroma de Blue Mountain é seu ponto forte, sem dúvida! Quando escutava os americanos elogiando seu aroma "perfumado" pensei que estavam exagerando. Porém, seu aroma é verdadeiramente cativante, é perfumado, com uma leveza que encanta, pois encontramos o aroma presente do latakia juntamente com o fundo de orientais, que em perfeita harmonia formam um aroma perfumado final, que eu classificaria como latakiado-orientalizado! Um perfume ao olfato do cachimbeiro! O mountain "latakia" exala seu aroma delicadamente mas pontualmente, com presença, os orientais fazem seu papel, aumentando mais ainda o entusiasmos desse cheiro perfumado. Realmente me cativou!
 
Sua cor é escura, evidenciando a boa proporção de latakia, mas igualmente em boa proporção encontramos os orientais com sua cor "amarronzada" escura e alguns pontos de luz mais claros e raros que eu acredito serem virginias! Enfim, BM traduz em seu aroma e em sua cor, o full balkan que se propõe! Pois ele da ênfase ao "latakia da montanha"!
 
 
O ponto de umidade, ao toque, parecia mais para seco, porém, no fornilho se revelou no ponto, como muito bem salientou o confrade Adriano Pistore no nosso encontro!
 
Uma característica que encontrei nesse tabaco é sua cor viva, com brilho, evidenciando os óleos dos tabacos envolvidos e sua boa possibilidade de imprimir seu sabor em boca e de o fazer persistir depois da cachimbada!!! Além da capacidade de tornar o sabor bem consistente, apesar de leve ao paladar! Delicia! Me lembrou, ao olhar, Legends, no quesito dos tabacos serem vivos, medianamente brilhosos!!!
 
Esses tabacos levemente brilhosos ("oleosos") fazem com que, ao estarmos cachimbando vai fixando um sabor na língua... e mesmo depois de cachimbarmos ele deixa na língua seu leve mas persistente sabor..., no caso de BM ele deixou na língua uma sabor leve e agradável! Isso se deve aos óleos desse tabaco que se soltam e imprimem seu sabor na língua, se fixando....é muito interessante!!!
 
Eu pensei que BM seria um tabaco mais encorpado no sabor, porém ele se revelou um balkan de médio a leve (no sabor), mas com latakia presente. Um tabaco com caráter, pois mesmo leve, ele tem estrutura suficiente para fornecer uma excelente cachimbada, com sabor e ainda com alguma complexidade. Perfeito para momentos relaxantes, despreocupados, para um final de tarde ensolarado ou não.....
 
Essa não é minha resenha final, estou ainda degustando e analisando esse tabaco, mas já posso afirmar que esse tabaco tem um Q especial!!!
 
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
 
P.S. Depois de aberto esse tabaco diminuiu seu aroma cerca de uns 30%!
 
P.S2. Vou postando minhas impressões, mas certamente, logo logo farei sua resenha completa.
 
P.S3. Não consegui passar na foto essa característica da "oleosidade" dos tabacos...mas é bem interessante. Alguns tabacos que abri, tiveram esse viés..bem interessante!

4 comentários:

  1. Fantástico o review...

    Parabéns mais uma vz pelo belo texto! Que ao ler, deu quase para "sentir" o aroma(mesmo eu não o conhecendo!)...Uma viagem muito bacana, na forma em que escreve!

    Grande abraço Confrade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas doces palavras confrade, isso nos estimula a continuar! :)

      Excluir
  2. Quase senti o aroma e o prazer das baforadas aqui. Onde adquirir essa obra prima, caro amigo? Ah, sabe o que aconteceu com o Borkum Riff? Décadas atrás era um fumo prazeroso, de aroma sofisticado e... caro. Lembro-me bem que no carro minha mulher acendia meu cachimbo e elogiava o perfume exalado. Mais tarde, tudo mudou. O BR barateou e se tornou desagradável, a ponto de ter de sair do ambiente da família para dar baforadas. Na Europa o encontrei, mas era o mesmo vendido por aqui. Abandonei-o como se abandona a mulher infiel. Tenho curiosidade em saber o que houve pra tamanha queda de qualidade. Abraços ...

    ResponderExcluir
  3. Olá confrade, que bom que apreciou! Realmente às vezes acontece isso, aconteceu o mesmo com o Half & half, era um tabaco muito bom, mudou o fabricante e a qualidade simplesmente caiu! Infelizmente!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente